Promoção de posto contra Fake News repercute nas redes sociais

Vencedor de concurso vai abastecer o veículo com etanol a R$ 0,67 durante um mês

6 de dezembro de 2018 às 18:30

Foto: Assessoria

Fonte: Assessoria

Muitos dos motoristas que participam da promoção SANDERO É O NOSSO XODÓ, em dois postos de combustíveis da rede Xodó comprovaram que os veículos Renault Sandero cabem mais de 60 litros. Entre os motoristas, grande parte ficou surpresa e admitiu que havia criticado postos injustamente. A promoção em dois estabelecimentos Xodó vai até sexta-feira (07/12/2018). Dentre os carros que participarem, o que couber maior volume de combustível vai poder abastecer com etanol durante um mês a R$0,67 o litro.

A promoção foi adotada após a veiculação de um vídeo difamatório nas redes sociais afirmando que o revendedor desrespeitava o consumidor e a legislação vigente ao vender combustível em quantidade menor do que a que aparecia no medidor da bomba. No entanto, fiscalização realizada pela Polícia Civil e pelo Inmetro semana passada voltou a comprovar a idoneidade do Posto Esquina Sul, que havia recebido as críticas infundadas.

Publicado nas redes sociais, o concurso inusitado em dois postos da Rede Xodó teve grande repercussão. Muitos internautas postaram comentários elogiando a iniciativa ou testemunhando a idoneidade da empresa. “Ao Meu modo de pensar, o Sr que fez o vídeo e está sendo processado pelo posto, tem que QUESTIONAR o fabricante do carro, porque no manual do carro é x e cabe y? Há muita água pra rolar de baixo da ponte”, comentou José Gomes Neves no Facebook. Já Luiz Roberto Fernandes afirma que “Em 2010 comprei um Sandero e fui de Goiânia para Ipameri, e abasteci na estrada. Deu mais de 60 lts…” O internauta Márcio Rodrigues afirma o seguinte: O erro foi da Renault. O motorista estava induzido ao erro. Bem fez o posto de acionar a montadora.

A direção dos Postos Xodó disse que agora os consumidores estão melhor informados, inclusive sobre as fiscalização por parte do Inemtro, Delegacia do Consudmidor e Procon. Em nota, a empresa defende que os postos apoiam a fiscalização e até que a vigilância deve ser reforçada. “Combustível legal deve ter qualidade e quantidade corretas”, diz a nota.

Fiscalização
“Já sabíamos que a rede é conceituada. O Inmetro nos informou que nunca houve irregularidades. O último relatório, inclusive, mostra que as pessoas que abasteciam 20 litros nas bombas deste estabelecimento ganhavam 20 ml. Todas os lacres do Inmetro estavam no mesmo lugar desde a última vistoria, que aconteceu no dia 13 de setembro”, afirma a delegada Aline Vilela, que participou da fiscalização.

Ainda de acordo com a delegada, a Polícia Civil está investigando a atuação das pessoas que espalharam a informação falsa sobre fraude no posto. “Estes oportunistas, além de fazerem o vídeo, cobraram dinheiro do dono do estabelecimento para desmentir a situação. Tudo isso está sendo averiguado pela polícia. As pessoas envolvidas serão responsabilizadas por este crime”, explica Aline.

Fake news
Segundo a administração do posto, três pessoas que podem ter participado da produção e divulgação do vídeo foram identificadas. Uma delas, o cliente que aparece na gravação e chegou a procurar uma concessionária da Renault para consultar a existência da divergência entre manual e real capacidade do tanque do veículo do modelo Sandero.

A segunda é um ex-motorista parceiro da Uber que foi expulso e impedido de atuar pelo aplicativo por conduta indevida. Já a terceira, que disseminou o conteúdo em grupos de WhatsApp, chegou a exigir pagamento dos administradores do Posto Esquina Sul para divulgar material esclarecendo o caso e de retratação pelo conteúdo calunioso. O pagamento foi realizado como forma de comprovação e será utilizado como prova em denúncia criminal.

Ação contra Renault
Pesquisa Falcão Bauer, do Centro Tecnológico de Controle de Qualidade, certificado pelo Inmetro, aponta que existe divergência entre a quantidade de combustível que cabe no tanque do Renault Sandero e o volume informado no manual, que é 50 litros. A real capacidade do reservatório é de 67 litros, número usado como referência para o preço do litro de etanol que será vendido ao vencedor do concurso.

De posse dessa perícia, o posto vai acionar judicialmente a Renault do Brasil, já que foi lesado por consequência dessa divergência de capacidade do reservatório de combustível do veículo. A empresa pedirá na justiça reparação pelos danos causados à sua reputação.

Serviço
Concurso Sandero é o Nosso Xodó
Data: de 3 a 7 de dezembro de 2018
Locais participantes:
Anápolis: Avenida Brasil, esquina com Rua Amazilio Souza
Goiânia: Avenida Assis Chateaubriand, esquina com Rua 3

Tags: , , ,