E360 nas Eleições – Investigação de ameaças contra o Supremo segue de forma sigilosa

No episódio desta semana da Coluna Expresso 360 nas Eleições 2020, o advogado especialista em Direito Eleitoral Leon Safatle comenta o inquérito das fake news, que está em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) e está investigando a divulgação de notícias contra os poderes Judiciário e Legislativo

28 de julho de 2020 às 10:00

Fonte: Colunista do Leon Safatle

O Supremo Tribunal Federal (STF) está investigando ações de grupos ligados ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), contra o Poder Judiciário e já autorizou a busca, apreensão e até mesmo prisão de uma das líderes do grupo.

O inquérito está em tramitação desde 2019, quando o presidente do Supremo, ministro Dias Tóffoli, abriu as investigações. Agora, no entanto, está nas mãos do ministro Alexandre de Moraes, que é quem autoriza as delegações.

Desde então, algumas decorrências têm acontecido por causa deste inquérito e é aí que a gente fica sabendo como está a tramitação, como foi no caso da prisão da líder do grupo autointitulado “300 Pelo Brasil”, Sara Giromini, que ficou presa temporariamente por ter ameaçado o Supremo.

Além da líder, também foram realizadas buscas e apreensões em casa de apoiadores bolsonaristas.
São eles: blogueiros, pessoas ligadas aos perfis na internet e, principalmente, de pessoas ligadas à divulgação de notícias em blogs, sites e redes sociais, como é o caso de Sara Giromini.

(Confira o podcast do E360 nas Eleições 2020)

O objetivo do inquérito é, justamente, a investigação da criação e divulgação de fake news contra essas autoridades e também contra representantes de outros poderes, como comentamos no episódio #22 – Defesa de Bolsonaro nas Redes Sociais Está Sob Investigação.

Existem algumas críticas sobre como o inquérito tem tramitado e qual seria a forma desta investigação.
Mas, o fato é que já há resultados e que todas as investigações apontam fatores muito graves, podendo pode ser interpretados como uma ameaça à democracia e à harmonia entre os Poderes, caso seja comprovada a ligação destes grupos com o presidente da República.

Confira outras edições do E360 nas Eleições 2020:

Abuso de poder religioso: TSE julga caso que pode criar nova jurisdição para o abuso de poder

Fake News: Defesa de Bolsonaro nas redes sociais está sob investigação

Novo calendário eleitoral: confira as novas datas e o que foi alterado com o adiamento das eleições

Tags: , , , ,