“Além de fortalecer a economia, Cota Zero também preserva o meio ambiente”, destaca Luca Calil em cerimônia de renovação

Medida que auxilia na preservação do meio ambiente e evita extinção de espécies foi renovada na última sexta, 12

15 de abril de 2019 às 10:31

A cidade de Aruanã foi prestigiada na última sexta-feira (12) ao receber a cerimônia de assinatura de renovação do Cota Zero por parte da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, e do deputado estadual Lucas Calil (PSD), autor do projeto de lei.
 
Durante a solenidade, o deputado destacou a importância da medida. “O Cota Zero ajuda a fortalecer a economia de cidades ribeirinhas, principalmente por meio do turismo, além de fiscalizar e preservar o meio ambiente”, disse.
 
Lucas Calil também ressaltou à secretária de Meio Ambiente de Goiás que os postos de fiscalização estão desocupados e que não há agentes suficientes para promover vigilância necessária. 
 
“Os maiores fiscais hoje em dia são os cidadãos e guias turísticos que denunciam as irregularidades e os crimes ambientes. É preciso que o atual governo invista em agentes para fazer a fiscalização, principalmente em Aruanã”, afirmou.
 
Projeto
 
O Cota Zero deixou de ser apenas uma instrução normativa e passou a integrar a legislação ambiental a partir de projeto de Lei de autoria de Lucas Calil. A medida permite que peixes sejam consumidos no local de pesca, mas proíbe que sejam transportados em rodovias goianas. Assim, evita que algumas espécies entrem em extinção. Hoje, o deputado é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Tags: , , , , , ,